sexta-feira, fevereiro 01, 2008

THE FOOL

"O Louco não é inconsciente, não dá poder a essa palavra.... Pelo contrário, ele sabe quem é e não dá a mínima para o que os outros pensam dele. Ele sabe que tudo que vive é transitório, tudo que vê é ilusório e a única coisa que existe é ele mesmo, porque ele contém tudo. O Louco sabe que a única salvação é se lançar no abismo, por isso caminha livremente para ele. No vôo do louco tudo que importa são os passos que dará para encontrar-se com ele do outro lado."
Vera Tanka


"O Louco é um buscador sem fim de si."
Beto Costard


No Louco, tudo é leve e solto. É um jovem desprendido, à beira de um precipício, um espírito em busca da experiência. É o desligamento da matéria, uma história a ser vivida, o ir embora deixando tudo para trás. E pode-se interpretar a tudo isso como irresponsabilidade, busca e abandono. Mas também pode significar que o Louco partiu em busca de algo que procurava, como um desejo que de repente extravasa, uma busca que foi sufocada durante muito tempo.

Por perto, há sempre em sua companhia um animal, frequentemente representado por um cão ou um gato, um aliado valioso que pode ser visto como auxiliando ao Louco em “uma verificação da realidade”, proporcionando uma conexão ao mundo diário ao tentar avisá-lo do precipício que tem à frente, mas parece que ele nem percebe, por estar distraído a olhar a borboleta, livre, comtemplando o mundo ao seu redor, a seus olhos. Este animal representa a inteligência mística privada da razão, dentro de nós, a habilidade inocente de ajustar os funcionamentos internos do mundo.

O sol que brilha representa a natureza divina da sabedoria do Louco. Nas costas, carrega todas as posses de que possa necessitar, geralmente poucas. Consigo leva uma ou algumas flores, representando a interação com a natureza, em forma de respeito e apreciação de sua beleza.

Na caminhada espiritual, o Louco representa o momento em que a caminhada pode ser retomada, pois a busca interior volta a pressionar o iniciado. A nova caminhada vai ser feita a um nível diferente da anterior, proporcionando crescimento e evolução.

O número 0 dá ao Louco um significado perfeito, daquilo que pode se transformar em qualquer coisa quando alcança seu destino.
Zero mais qualquer coisa igualam a mesma coisa. (0 + ? = ?)
Zero vezes qualquer coisa igualam zero. (0 x ? = 0)

Certo é que a presença do Louco pode trazer inquietação e atividade, pode trazer mudanças àquilo que está estagnado. É o início ou o iniciado, ou ainda, o recomeço.




Então, cá deixo a reflexão:
Onde está o Louco que em nós habita?
O meu, procuro olhar-lhe nos olhos...