quinta-feira, janeiro 31, 2008

CARTA AOS PAIS

Segue abaixo o texto da carta de despedida de Ernesto "Che" Guevara para seus pais

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Queridos viejos,

Uma vez mais sinto sob os calcanhares as costelas de Rocinante. Retorno para a estrada com o escudo no braço. Nada de especial mudou, exceto que estou mais consciente, meu marxismo está mais arraigado e mais cristalizado.

Creio na luta armada como única solução para os povos que lutam para se libertar, e sou coerente com minhas crenças.

Muitos me chamarão de aventureiro, e o sou, mas de um tipo diferente, sou daqueles que colocam a vida em jogo para demonstrar as suas verdades.

É possível que esta seja definitiva. Não estou buscando por ela, mas está dentro dos cálculos lógicos das probabilidades. Se tiver que ser, então este é o meu último abraço.

Amei-os muito, só que não soube mostrar o meu amor. Sou extremamente rígido em meus atos e creio que houve ocasiões em que vocês não me entenderam.

Por outro lado, não era fácil entender-me (...). Agora, a força de vontade, que aprimorei com o deleite de um artista, levará adiante minhas pernas fracas e meus pulmões cansados. Vou conseguir.

Lembrem-se de vez em quando deste pequeno condottiere do século XX (...).

Para vocês, um abraço grande e apertado de um recolcitrante filho pródigo.

Ernesto

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*