terça-feira, outubro 23, 2007

EHYEH ASHER EHYEH

Esse foi um final de semana de maratona cinematográfica... VÁRIOS FILMES assistidos!!!
Sendo 9 desses, em casa. E mais outros 3, na 31ª Mostra Internacional de Cinema.

Em meio a esses filmes, algumas falas surgiram de forma marcante, algumas anotadas, outras, não... Tudo junto a pensamentos, sensações, sentimentos.

Em O PIANISTA, um momento marcou-me por sua ternura e compaixão, e seguiu da seguinte maneira:


"Agradeça à Deus, não à mim. Ele quer que sobrevivamos.
Pelo menos, devemos acreditar nisso."

Esse foi o comentário do oficial alemão, capitão Wilm Hosenfeld, à Wladyslaw Szpilman, polonês, judeu, sobrevivente e pianista, após o mesmo tê-lo agradecido por sua ajuda.

Isso fez-me pensar no quão estranho é enxergar a vida somente dando enfoque, limitando-nos ao certo-errado. Em tempos de guerra, de crise, momentos de dificuldade maior, onde a sobrevivência é o que conta, as razões de nosso Ser se perdem, perdem-se as razões, agimos de forma jamais pensada, perdemos o controle de si, insensatez pura explicada e não justificada, acessamos nosso lado animal, onde o instinto de sobrevivência se faz presente mais do que nunca. Sobrevivência, é isso mesmo! Instinto de sobrevivência e ausência de consciência são as razões desse caos desenfreado (lógico, o Caos em seu sentido mais tosco, pejorativo).

Mas cabe ressaltar que, ao ter consciência disto, podemos modificar as coisas, alterar padrões negativos de comportamento, estando atento à nossa conduta, colocando um pouco mais de Amor em nossas ações.
Tenho, por tantas e tantas vezes a sensação de querer salvar o Mundo, que enxergo em crise, e deixo passar despercebido pequenos detalhes, ações "pequenas" como ajudar à pessoas que surgem em nosso Caminho, o que já faria uma grande diferença. Pois, às vezes, salvar uma vida, uma alma (ou ter a intenção, ao menos), e de vida em vida, alma em alma, pode-se fazer a diferença, iniciar essa transformação do Mundo, neste Mundo.


Isso só vem a reforçar o pensamento que trago comigo há tempos, de que a única verdade é o Amor, a única fonte de energia, o único Deus. O resto, bom, o resto é isso, a ausência Dele!

No filme SEM NOTÍCIAS DE DEUS, utilizam a expressão EHYEH ASHER EHYEH, vinda do hebraíco, traduzindo-na como EU SOU O QUE SOU e depois corrigindo, dizendo que a tradução correta é EU SEREI O QUE SEREI, relatando à Deus.
Tenho pra mim, que serve à todos nós, que neste plano estamos, sendo algo como Osho diz:


"Você é o que a existência quer que você seja. Então relaxe."


Talvez este seja o texto mais desconexo, mais sem pé-nem-cabeça que escrevo, mas resolvi postá-lo mesmo assim, pois precisava externar tudo o que esteve dentro deste turbilhão de emoções-pensamentos em que me encontro, momento introspectivo e impulsivo.

E hoje pela manhã recebo uma citação de Richard Bach:


"Aquilo que você mais sabe ensinar,
é o que você mais precisa aprender."


Muita Luz & Paz à todos!
Obrigado por mais este momento precioso!
Que assim seja! Ehyeh Asher Ehyeh!